10 dicas para suas fotos de viagem se tornarem inesquecíveis ! 

Olá pessoal! Estou muito feliz, pois recentemente tenho recebido muitos elogios pela criação do blog e pelas fotografias que posto. É sempre um prazer poder compartilhar minha experiência com vocês! Então, resolvi criar um artigo onde cito as 10 dicas que considero mais importantes para tirar lindas fotografias.

1) Sentimento, sensibilidade

Acredito que o elemento mais mais importante de uma fotografia é o sentimento que ela provoca. Registrar um momento especial e marcante requer um toque de sensibilidade. Despertar emoções nas pessoas e até em você é o que te torna um fotógrafo diferencial. Comece a reparar no cenário à sua volta e registre aquela cena que te tocou. Pode ser um momento feliz ou triste, nostálgico ou fugaz. A foto a seguir é uma das minhas preferidas. Foi vencedora de um concurso cultural da Revista National Geographic Brasil e teve mais de 7 mil curtidas e mil compartilhamentos no facebook. Ela é linda não só pelo pelo cenário como pela emoção que ela transmite. Ela retrata a história do Perdido, um cão que foi encontrado atropelado e hoje pode contemplar esse espetáculo graças ao carinho do seu dono.

Dicas de Fotografia

Não há como não se sensibilizar com a história do Perdido

2) criatividade 

Abuse da sua criatividade, pois essa é uma das dicas mais importantes. Fuja de fotos rotineiras, que todo mundo tem. Pense numa foto que ninguém nunca tirou, ou que você nunca tenha visto. Incremente suas idéias, leia bastante sobre arte, fotografia. Visite exposições, museus. Siga pessoas em redes sociais que te inspirem e que você admire.

Dicas de Fotografia

Abuse da criatividade e imaginação

3) Regra dos terços, enquadramento e alinhamento

A maioria das câmeras hoje em dia, inclusive os celulares, já possuem o recurso de dividir a imagem em 9 partes iguais por pares de linhas horizontais e verticais. Caso não tenha, tente imaginar. Dessa forma, você consegue posicionar os elementos de composição de acordo com essas linhas. Alinhar o ponto focal perto das intersecções e posicionar o horizonte ao longo de cada uma das linhas horizontais cria mais dramaticidade e interesse na composição do que colocar o assunto no centro do enquadramento.

Observe as linhas de guia

Observe as linhas de guia

4) composição, primeiro, segundo e terceiro plano 

Inclua elementos no primeiro plano plano para compor uma boa foto de paisagem. Se você quer fotografar um determinado assunto, procure por elementos que possam ser incluídos na fotografia. Vejam esse exemplo: eu poderia ter mirado somente para o morro dois irmãos e para a pedra da gávea para registrar o por do sol. Mas, ao invés disso, percebi que esta bicicleta formaria uma linda composição com essas folhas caídas. A foto se tornou mais mágica, concorda? Tanto é que essa fotografia já foi premiada em primeiro lugar num concurso da revista Veja Rio e num concurso no instagram idealizado pelo perfil @vamos_viajar.

Dicas de Fotografia

Inclua elementos no primeiro, segundo e terceiro plano

5) Tripé , apoio , timer

Uma das melhores aquisições que fiz foi ter comprado um tripé. No início, achava que não iria fazer a menor diferença. No entanto, com o auxílio de um tripé, a câmera fica firme e a foto não sai tremida. Com isso, ela fica mais nítida e com menos granulações. É essencial para fotos noturnas, já que a quantidade de luz que entra na câmera é menor e, por isso, necessitaríamos segurá-la por mais tempo para captar a foto, fazendo com que saia tremida. Comprei um tripé de alumínio, bastante leve e portátil, sendo possível carregá-lo em qualquer viagem, dentro da mochila ou da mala. Este, no caso, custou R$ 80,00. Caso não tenha um tripé, improvise! Procure por alguma coisa para sustentar a câmera e utilize o timer. Muitos celulares também já possuem a função timer.

Quanto mais firme a câmera, melhor a nitidez

Quanto mais firme a câmera, melhor a nitidez

6) explore o cenário, procure por novos ângulos, perspectiva 

Não tenha pressa em tirar sua fotografia. Analise o terreno, pense, procure por ângulos diferentes. Vejam este exemplo: muita gente que visita o memorial do holocausto na Alemanha geralmente tira a foto como no exemplo “A”. Mas percebam a diferença para a fotografia “B”. Depois de estudar o local, percebi que havia uma varanda de um restaurante no segundo andar da loja. Com a visão de cima, a fotografia ficou com aparência mais tridimensional e com maior contraste entre luz e sombras, além de mostrar os elementos sob uma perspectiva diferente.

Dicas de Fotografia

Ângulos e Perspectiva

7) Dê um toque especial às suas fotos, aplicativos, edição 

Muita gente tem utilizado o recurso de editar fotos nas redes sociais. Alguns aplicativos permitem dar um toque especial à sua foto, chamando a atenção dos seus amigos. São bem fáceis de usar e não exigem nenhum conhecimento aprofundado em edição. Alguns permitem adicionar filtros e outros mudar o contraste, o brilho e a saturação. Listo aqui os 6 aplicativos que mais costumo usar: 1- Instagram 2 – VSCO 3 – Tadaa 4- Deluxcollors 5- Snapseed 6- Instasize

Dicas de Fotografia

Aplicativos de edição para celular

8) Onde está o sol? mudando a direção

Saber a posição do sol é fundamental, dependendo do tipo de fotografia que pretende tirar. Se você quer aparecer na foto, procure ficar na direção oposta ao do sol, para que seu rosto seja iluminado. Algumas fotos podem sair “estouradas” ou com muita sombra dependendo da posição do sol. Pôr do sol é ótimo para fotos de silhuetas, que podem dar um toque especial à fotografia.

Dicas de Fotografia

Silhuetas dão um toque especial à fotografia

9) Planejamento 

Antes de viajar, pesquise pelos principais pontos turísticos do local que irá conhecer. Assim, você consegue montar um roteiro e se planejar, de forma a otimizar o seu passeio e ganhar tempo.

Dicas de Fotografia

Dicas do site www.tripadvisor.com.br

10) Viva grandes momentos

Qual a história da sua vida? O que irá contar para seus filhos e netos? Explore, viaje. Ao viajar você irá conhecer lugares maravilhosos, conhecer pessoas incríveis, viver histórias inesquecíveis. Imagine poder registrar tudo isso e levar contigo para o resto da vida!

Dicas de Fotografia

Viva grandes momentos

Bom, espero que tenham gostado das dicas! Repare que você não precisa ser nenhum fotógrafo profissional para tirar fotos lindas. Veja que não me aprofundei em técnicas avançadas, apenas em conceitos que acho essenciais para tornar a sua viagem ainda mais inesquecível! Gostou? Deixei seu comentário, compartilhe com seus amigos no facebook. Deixo aqui meu instagram pessoal: @leobblima (www.instagram.com/leobblima) e o instagram do @tripaddicts (www.instagram.com/tripaddicts), caso tenham interesse em conferir mais sobre meu trabalho. Gostaria de receber nossas dicas por e-mail? Cadastre seu e-mail em nossa newsletter.

Cadastre seu e-mail e receba gratuitamente dicas e roteiros de viagens
Quero receber

4 comentários sobre “10 dicas para suas fotos de viagem se tornarem inesquecíveis ! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu e-mail e receba gratuitamente dicas e roteiros de viagens
Quero receber