Ouro Preto e Lavras Novas (MG): uma viagem através da arte, história e natureza

o que visitar em Ouro Preto

Igreja Nossa Senhora das Mercês

Que tal conhecer a histórica cidade de Ouro Preto e, ainda de quebra, o pequeno vilarejo de Lavras Novas, um lugar bucólico cercado por montanhas, trilhas e cachoeiras e que foi descoberto recentemente pelos turistas, que procuram o local em busca da cultura local, da paz, da natureza e da aventura. Quer saber o que visitar? Então se liguem nas dicas e no roteiro a seguir.

Como Chegar:

Ouro Preto é um município de Minas Gerais, famoso por sua arquitetura colonial e importância histórica. Fica localizado a 96 km da capital Belo Horizonte, cerca de 1 hora e 20 minutos de carro. Foi o primeiro sítio brasileiro considerado Patrimônio Mundial da UNESCO. Teve grande importância no período colonial, na busca pelo ouro. Além de inúmeras casas no estilo colonial, existem diversas igrejas, construídas em estilo barroco e ricamente decoradas.

Ouro Preto

Arquitetura Colonial

O que visitar:

Tivemos a oportunidade de visitar a Igreja do Rosário e a Igreja Nossa Senhora das Mercês. Além disso, foi possível avistar outras igrejas a partir de determinados pontos da cidade. Caminhar pelas ruas é algo bem agradável. Não deixe de passar pela Rua Conde de Bobadela (também conhecida como Rua Direita) e subir até a Praça Tiradentes. Diversas lojinhas e restaurantes também compõe o cenário local.

Ouro Preto

Igreja Nossa Senhora das Mercês

Igrejas de Ouro Preto

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Ouro Preto

O cenário propicia muitas fotos criativas

Para os admiradores de arte e história, Ouro Preto possui diversos museus. Dentre os mais visitados, estão o Museu da Inconfidência, dedicado à preservação da memória da Inconfidência Mineira (1789) que fica localizado na Praça Tiradentes e o Museu Casa dos Contos, que guarda diversos acervos: mobiliário dos séculos XVIII e XIX, ferramentas utilizadas no barramento do ouro, documentos, cartas, uma rica biblioteca e curiosa coleção de moedas. Fica localizado na rua São José, centro.

o que visitar em Ouro Preto

Museu dos Inconfidentes

O que visitar em Ouro Preto

Museu Casa dos Contos

Já os amantes da natureza, trilhas, trekking e cachoeiras podem visitar Lavras Novas (que veremos a seguir) e o Parque Estadual de Itacolomi. Este abriga o Pico do Itacolomi. Com 1.772 metros de altitude, era ponto de referência para os antigos viajantes da Estrada Real que o chamava de “Farol dos Bandeirantes”.

Ouro Preto

Parque Estadual do Itacolomi

Onde Comer:

Para os apreciadores da boa gastronomia, Ouro Preto possui ótimos restaurantes, diversificando entre a típica comida mineira e a culinária internacional. Dentre os meus favoritos, estão O Passo Pizza Jazz, que conta com diversos ambientes agradabilíssimos, música ao vivo tocando o melhor do jazz, ótimas opões de carnes argentinas e massas; e o Bené da Flauta, que conta com gastronomia fina regional, adega de vinhos, cervejas especiais e cachaças, além de um ambiente requintado e aconchegante.

onde comer em Ouro Preto

O Passo Pizza Jazz

onde comer em Ouro Preto

O Passo Pizza Jazz

onde comer em Ouro Preto

Restaurante Bené da Flauta

Lavras Novas:

Lavras Novas, distrito de Ouro Preto, dista 19 km da sede. O distrito data de aproximadamente 1716 e sua comunidade é de maioria negra, cercado por esplêndidas paisagens de montanha. Foi descoberta recentemente pelos turistas, que procuram o local em busca da cultura local, da paz, da natureza e da aventura.

Lavras Novas

Caminho para Lavras Novas

Lavras Novas

Lavras Novas

Lavras Novas

Lavras Novas

Não faltam opções para quem curte Cachoeiras. Dentre as mais visitadas, podemos citar a Cachoeira do Falcão, a Cachoeira dos 3 Pingos e a Cachoeira dos Namorados. Se você pensa que nessa região só faz frio, está muito enganado! Esse é um destino muito procurado durante o verão em dias ensolarados!

Cachoeiras em Lavras Novas

Cachoeira do Falcão

Gostou das dicas? Curta nossa fã page no facebook (www.facebook.com/tripaddicts) e siga nosso perfil no Instagram (www.instagram.com/tripaddicts) para acompanhar as dicas dos lugares mais incríveis do mundo! Deixe seu comentário e seu feedback, para que possa sempre melhorar os roteiros!

Um grande abraço e até a próxima !

Cadastre seu e-mail e receba gratuitamente dicas e roteiros de viagens
Quero receber

2 comentários sobre “Ouro Preto e Lavras Novas (MG): uma viagem através da arte, história e natureza

  1. Clayton

    Olá gostei muito das informações obtidas aqui…faltou um pouco de informação sobre preços para quem faz uma viagem mais alternativas (mochilão)….contudo gostei de todas as informações obtidas aqui. ……Danke

    1. Trip Addicts

      Olá! Obrigado pelo seu feedback! Realmente esse post é mais antigo e na época não colocava os preços, mas nossos posts mais recentes tenho tentado incluir os gastos da viagem! Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu e-mail e receba gratuitamente dicas e roteiros de viagens
Quero receber