Niterói: 6 vistas incríveis que você não pode deixar de conhecer!

Saudações aos amigos viciados em viagem!

Todos nós sabemos que a cidade do Rio de Janeiro é um dos destinos brasileiros mais procurados por turistas. No entanto, muita gente (ainda) não sabe que, logo ali do lado, em Niterói, paisagens de tirar o fôlego, são tão bonitas quantos as paisagens do Rio de Janeiro.

Se você irá passar uns dias na cidade maravilhosa, tire alguns para conhecer essas maravilhas de Niterói. Basta atravessar a ponte ou pegar uma barca na praça XV! Agora, se você é niteroiense e ainda não conheceu nenhum dos lugares que irei apresentar a seguir, sinto-lhe informar, mas você está cometendo um ato de heresia!

Se você está a procura de dicas para um roteiro de fim de semana em Niterói e ainda não sabe o que fazer, confira a seguir, 6 dos pontos turísticos mais visitados na cidade! Se você é um amante da natureza e busca por um estilo saudável de viver, não deixe de apreciar pelo menos uma destas lindas paisagens.

O que visitar em Niterói:

1) Parque da Cidade:

O Parque da Cidade é uma área de proteção ambiental localizada no Morro da Viração, cuja altura é de aproximadamente 270 metros.Possui um mirante de onde podem ser vistas as praias de Piratininga, Itaupu, Camboinhas, São Francisco, Charitas e Icaraí. Também é possível visualizar grande parte do contorno e do relevo do Rio de Janeiro, como a Pedra da Gávea e o Morro Dois Irmãos ao fundo.

o que visitar em niteroi

Perdido admirando o belo espetáculo da natureza no Parque da cidade

o que fazer em Niteroi

Por do sol – Lindo espetáculo visto do Parque da Cidade

o que fazer em Niterói

Vista da Baía da Guanabara

Como chegar: não há ônibus que leve o turista até o local, mas pode-se subir de veículos particulares, taxi, bicicleta ou a pé partindo do bairro São Francisco. Horário de funcionamento: a visitação fica aberta de 08:00 as 18:00 (até as 19 durante o horário de verão) e a entrada é gratuita.

2) Boa Viagem:

Boa Viagem é um bairro localizado na zona sul da cidade. A região beira-mar é uma área que liga o campus da Uff no Gragoatá até o Bairro Icaraí. Durante o dia é procurado por turistas ou habitantes locais que gostam de caminhar ou admirar o por do sol. Possui alguns quiosques onde é possível se refrescar tomando uma água de coco enquanto-se admira a paisagem. Durante o dia costuma ser movimentado, mas evite o lugar durante a noite.

o que fazer em Niteroi

Linda vista do Rio de Janeiro ao fundo

o que visitar em Niterói

Casal passeia pela orla de Boa Viagem

o que visitar em Niteroi

Barcas – meio de transporte utilizado por muitos que cruzam as duas cidades diariamente

3) Fortaleza Santa Cruz:

Localiza-se no lado oriental da baía da Guanabara, no bairro de Jurujuba. Foi a principal estrutura defensiva da baía da Guanabara e da cidade e porto do Rio de Janeiro durante o período colônia e do império. As visitas são guiadas, de hora em hora com a duração de cerca de 45 minutos. Horário de funcionamento: de terça a domingo, de 10:00 às 17:30. Valor: R$ 3,00 por pessoa.

Como chegar: fica localizada na Estrada General Eurico Gaspar Dutra, sem número, Jurujuba. Para ir de ônibus, deve-se andar um pouco, pois o ponto final fica longe da fortaleza. Outra opção seria através de transporte particular ou de táxi.

Fortaleza Santa Cruz

Canhão apontado para Baía da Guanabara – Pão de Açúcar ao fundo

Fortaleza Santa Cruz

Canhão apontado para Baía da Guanabara – Pão de Açúcar ao fundo

Fortaleza Santa Cruz

Fortificações

4) Museu de Arte Contemporânea – MAC:

O MAC foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e tornou-se um dos maiores cartões postais de Niterói. Destina-se principalmente às obras pertencentes à arte contemporânea. Fica localizado sobre o mirante da Boa Viagem, na orla de Niterói. A arquitetura moderna de Niemeyer se mistura à beleza da paisagem do local, conferindo maior expressão artística ao local. Vale a pena conferir! Horário de funcionamento: de terça a domingo, de 10 às 18 horas. Valor: R$ 5,00 a inteira.

Como chegar: Basta pegar um ônibus até Icaraí ou Boa Viagem. Próximo ao MAC existem algumas ruas onde é possível estacionar o carro.

MAC - Niterói

Museu de Arte Contemporânea – MAC

MAC - Niterói

Museu de Arte Contemporânea – MAC

5) Costão de Itacoatiara:

A trilha do costão fica localizada em uma das mais belas praia de Niterói: a praia de Itacoatiara. Fica localizada na região oceânica e é muito visitada por jovens e surfistas. A trilha é bem fácil, sem nenhum trecho de escalada considerado difícil. É recomendado ir de tênis e tente evitar os horários de sol muito forte, pois não há sombra para descansar. São cerca de 20 a 30 minutos de trilha, por isso, é recomendável levar também uma garrafa d´água. A vista é espetacular, que tal conferir?

Como chegar: O acesso à trilha do Costão de Itacoatiara se faz por meio de uma entrada em uma das ruas do bairro, mais precisamente na última rua da Praia (rua do canto esquerdo). Em Niterói, é só pegar o ônibus 38 (Centro Itaipu) e pedir ao motorista que irá descer em Itacoatiara. Passeio gratuito.

Itacoatiara Niterói

Costão de Itacoatiara Foto: @brunosantospereira

6) Icaraí:

Icaraí é um bairro nobre da cidade e o destaque é a praia, que serve de ponto de encontro de jovens, além de ser atração turística pra milhares de pessoas. Por ser banhada pelas águas da Baía da Guanabara, não é recomendada para banho, mas muito optam pela praia para a prática de atividades físicas. Também é possível contemplar um por do sol maravilhoso!

Icaraí - Niterói

Aquele futebol de praia num fim de tarde – Foto: @brunosantospereira

Icaraí Niteroi

Vista da Praia de Icaraí – Foto: @brunosantospereira

Gostaram das dicas? Espero ter ajudado! Siga nosso instagram @tripaddicts: (www.instagram.com/tripaddicts) e nossa página no facebook (www.facebook.com/tripaddicts). Use #tripaddicts em suas fotos para ser destaque em nosso perfil. Até a próxima e muitas viagens para a gente!

Siga nosso instagram e seja destaque em nosso perfil compartilhando suas fotos!

Siga nosso instagram e seja destaque em nosso perfil compartilhando suas fotos!

Cadastre seu e-mail e receba gratuitamente dicas e roteiros de viagens
Quero receber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu e-mail e receba gratuitamente dicas e roteiros de viagens
Quero receber