Pirenópolis (GO): Ecoturismo, Arte Colonial e Gastronomia

Olá amigos mochileiros e viciados em viagens! Procurando dicas e informações sobre Pirenópolis? Então não deixe de conferir nosso roteiro a seguir! É uma ótima pedida para quem está em Goiânia e pretende fazer um bate-e-volta ou um passeio de final de semana!

Pirenópolis

Boi Mascarado – Figura folclórica da cidade

Pirenópolis é uma cidade que fica localizada no estado de Goiás, a 123 km de Goiânia. Possui diversos atrativos, dos quais as cachoeiras e reservas naturais são os principais e suas ruas são preenchidas por casarões e igrejas em estilo barroco.

Pirenópolis Goiás

Casarões em estilo barroco

Pirenópolis significa “a Cidade dos Pireneus”. Seu nome provém da serra que circunda a cidade que é a Serra dos Pireneus. Segundo a tradição local, a serra recebeu este nove por haver na região imigrantes espanhóis, provavelmente catalães. Por saudosismo ou por encontrar alguma semelhança com os Pirinéus da Europa, cadeia de montanhas situada entra a Espanha e França, deram então a esta serra o nome de Pirenéus.

Pirenópolis Goiás

Pirenópolis – Goiás

Caso decida passar alguns dias, a cidade dispõe de ótimas opções de chalés, pousadas, campings e hostels.Se está a procura de um lugar para se hospedar em Pirenópolis, pesquisamos os lugares mais recomendados: Pousada Tajupá, Divina Pousada, Camping Sombra da Mata e o Casamata Hostel. Com um clima aconchegante e bucólico, tem se tornado cada vez mais procurado pelos turistas. Para os amantes de cerveja, uma ótima notícia: recentemente, Pirenópolis recebeu o o primeiro Festival de Cervejas – o Piri Bier, que foi um grande sucesso!

As cachoeiras mais famosas de Pirenópolis são: Cachoeira dos Dragões; Cachoeira Meia Lua; Cachoeira Santa Maria e Lázaro; Cachoeira do Abade; Cachoeira das Araras e a Cachoeira do Rosário.

Cachoeiras Pirenópolis

Cachoeira do Abade

Cachoeiras Pirenópolis

Fazenda Cabaçais

Infelizmente não foi possível conhecer todas, pois fizemos um passeio de bate-e-volta e o dia passou voando! Optamos por conhecer a Cachoeira do Abade, que fica localizada a 17 km da cidade, na Fazenda Cabaçais. Possui uma queda de 22 metros, conferindo uma bela paisagem natural ao local! Além da cachoeira, é possível fazer uma trilha leve e conhecer outras quedas-d’águas e curtir uma travessia na famosa ponte suspensa.

O que visitar em Pirenópolis

Ponte Suspensa

O que fazer em Pirenópolis

Clima bucólico

Para visitar o local, é cobrado um valor de R$ 20,00, caso queira conhecer somente a cachoeira ou R$ 30,00 caso queira fazer a trilha ao redor da fazenda.

Em seguida, voltamos para o centro da cidade para almoçar. Existem diversos restaurantes com comida caseira, alguns com preços mais salgados e outros com preços mais acessíveis. Bastar andar um pouquinho pelo centro histórico e pesquisar qual se encaixa com o seu perfil. Se está a procura de alguma sugestões de onde comer em Pirenópolis, citamos algumas: Mangiare Bistrô, Restaurante Pillares, Taki Sushi & Café e Restaurante MontSerrat.

Restaurantes Pirenópolis

Diversos restaurantes podem ser encontrados no centro histórico

Caminhar pelas ruas de Pirenópolis me fez lembrar um pouco de Ouro Preto-MG. Suas ruas de pedras, casarões antigos e igrejas relembram o período colonial. A cidade possui um ar muitíssimo agradável e tem se tornado um destino bastante procurado na região.

Pirenópolis

Igreja Matriz

Gostou das dicas? Curta nossa fã page no facebook (www.facebook.com/tripaddicts) e siga nosso perfil no Instagram (www.instagram.com/tripaddicts) para acompanhar as dicas dos lugares mais incríveis do mundo! Deixe seu comentário e seu feedback, para que possa sempre melhorar os roteiros!

Um grande abraço e até a próxima !

Cadastre seu e-mail e receba gratuitamente dicas e roteiros de viagens
Quero receber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu e-mail e receba gratuitamente dicas e roteiros de viagens
Quero receber